quarta-feira, 28 de março de 2012

Secretaria disponibiliza registro nacional para artesãos

Foto: MATUSALEM TEIXEIRA

Cerca de 200 artesãos da cidade já são cadastrados

Em meio a uma palestra na manhã desta quarta-feira (21) no Centro Cultural José Sobrinho, a gerente de eventos culturais, Lucinete Rodrigues de Oliveira, salientou a necessidade de uma inscrição no governo federal aos artesãos presentes. Os cerca de 60 profissionais acompanharam uma palestra sobre a cultura regional e o projeto ‘Arte na Praça’, dois focos de trabalho do departamento. Lucinete lembrou que a inscrição, feita via Secretaria de Esportes, Cultura e Lazer, permite uma série de benefícios à classe.

Lucinete lembra que o artesão que tiver interesse em obter um registro gratuitamente deve procurar a Secretaria Municipal. Munido de RG, CPF, um comprovante de residência, título de eleitor e uma amostra de cada trabalho feito, o profissional pode requisitar sua inscrição, que segundo a gerente passa primariamente pela Comissão de Artesanato Mato-grossense – Cipam.

Após uma análise primária, a requisição é encaminhada até o Sistema de Informação do Artesanato do Brasil - Sicab e posteriormente emitida uma numeração e carteirinha válida em todo território nacional, que segundo Lucinete reflete em uma série de benefícios. “Com este registro o artesão pode fazer o translado, que é o transporte de seus produtos com imposto abatido. Além disso, a própria circulação de matéria-prima é facilitada. Procurando a previdência ele tem a opção de se aposentar em sua profissão, contribuindo em valores bem menores que os normais”, garantiu.

Atualmente são cerca de 200 artesãos na cidade que já possuem este cadastro. Realidade que pode ser bem mais explorada segundo Lucinete. “Com certeza temos outros profissionais em Rondonópolis. É fundamental que nos procurem já que só tendo uma classe identificada, unida e comprometida com nossa cultura regional é que cresceremos o artesanato em Rondonópolis”, concluiu .

0 comentários:

 
;