quinta-feira, 5 de julho de 2012

Mais uma exposição Arte na praça!!!

Pagina Inicial

Jaira Dias durante a exposição

Está acontecendo uma exposição da Associação Poguba dos Artesãos de Rondonópolis (APAR) na Praça Brasil, que atenderá ao público de hoje (05-07) até amanhã (06-07). No ano 2002 os artesões de Rondonópolis decidiram criar a Associação com o fim de facilitar seu trabalho, são 48 associados que fabricam diferentes tipos de artesanatos atendendo desta forma os distintos gostos dos visitantes. Desde trabalhos em cano PVC para iluminaria, bijuterias trabalhadas com diversidades de materiais, formas e modelos, como tapetes com texturas, desenhos e crochês variados.

A presidente da Associação Poguba, Jaira Dias de Oliveira falou da necessidade de incentivo para os associados. “Falta espaço para trabalhar, criar e vender. Tem muitos artesões que não fazem parte da associação por falta de incentivo”, reclama Jaira.

Havia uma Casa do Artesão na cidade, porém foi fechada por má administração. Jaciara, cidade bem menor que Rondonópolis, tem uma Casa do Artesão, a Prefeitura paga as contas de água, luz e aluguel para que os associados possam produzir seus produtos artesanais, vendendo a posteriori para os turistas, divulgando desta forma parte da identidade cultural da cidade. A cidade de Rondon, com uma população oito vezes maior do que a vizinha Jaciara ainda não tem um local apropriado para os artistas locais.

A previsão para o ano que vem é que a Secretaria de Esporte, Lazer e Cultura se desmembre e passa a ter a Secretaria de Cultura o que deverá ocorrer no ano de 2013, isso facilitará a vida dos artistas locais, entre eles os trabalhadores do artesanato. Na atualidade, as verbas que chegam são destinadas em sua totalidade para o esporte, deixando a cultura sem apoio algum.

Dificuldades

A presidente lembra ainda dos momentos difíceis que passaram no inicio, “Passamos por muitas dificuldades, o nome da Associação chegou a ir para o SPC E CERESA. Chegamos ao fundo do poço e tivemos que colocar do nosso bolso para encontrar uma saída. E agora a Copa de 2014 vem aí e aonde os turistas vão comprar lembranças para levar em suas bagagens, (indaga), precisamos urgentemente de apoio”, desabafa Jaira.

O vice-presidente dos artesões, Carlos Jorge de Oliveira, disse que o objetivo dessa exposição, que ocorre todo começo de mês é divulgar a arte local, visto que o Casario é muito limitado em espaço e não cabem todos que desejam expor suas obras. O aluguel é outro empecilho para os artistas que tem baixa renda e não podem custeá-lo.

O trabalho com produtos recicláveis como canos de PVC, garrafas pets, cartão de ovo, caixas de leite garante o sustento de muitas famílias e principalmente limpa o meio ambiente. Carlos Jorge trabalha com esse tipo de material e disse sentir bem por estar contribuindo para manter a cidade limpa.

Informe no site associacaopoguba@hotmail.com.br e veja também os blogs para conhecer mais os artesões e suas criações.

Foto: Roger Andrade - NMT

Carlos Jorge atentendo uma cliente

3 comentários:

Marmitas FIT Lucrativo disse...

oiii querido!!!
estou te seguindo segue-me tbm!!!
estou passando para te dizer que tem selinho lá no meu blog para ti!!!
http://www.blogpensamentosfemininos.blogspot.com.br/
bjoooosss e bom fim de semana!!!
marília

Jacqueline Oliveira disse...

Retribuindo sua visita ao meu blog... Estou encantada com seu trabalho! Parabéns! Já estou te seguindo também! Abraços!

RESTAURAÇÕES E ARTESANATOS disse...

OLÁ CARLOS JORGE!!MUITO OBRIGADO PELA VISITA QUE FEZ EM MEU BLOG!!LINDO SEU TRABALHO!PARABÉNSS!ESTOU TE SEGUINDO COM MUITO PRAZER!!
SEJA SEMPRE BEM VINDO A MEU BLOG!!
ABRAÇO!!
SILVANA.

 
;